sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Exposição de Pintura - Festas de Santa Maria Madalena 2009

A fugir um pouco ao assunto das montanhas e aventuras dos ultimos posts, aqui vai um post sobre outra das minhas paixões: a pintura.
Este ano finalmente consegui montar a minha exposição de pintura, pelas festas de Santa Maria Madalena.
Foram a exposição 4 telas, todas elas inspiradas em fotografias minhas, tiradas nos Açores, claro!

"Montanha do Pico ao amanhecer" - Esta tela foi inspirada numa foto que tirei do pátio da minha casa, numa magnífica manhã de verão. Foi feita por causa de uma aposta - apostei com uma amiga que conseguia pintar uma tela em menos de 1 hora... - começei a pintar e, 50 minutos depois, o resultado foi este.
"Pena" - Esta tela foi inspirada numa foto que tirei quando fiz o trilho da descida à Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel, com o meu irmão mais velho, o Carlos Medeiros (mais conhecido na blogosfera como Xinando - http://xinando-cartoon.blogspot.com/ ). Esta era uma das centenas de milhar de penas de gaivota que se podiam encontrar por lá, que, ainda retendo algumas gotas de orvalho, me chamou a atenção para tirar uma foto.

"Milhafre" - Esta é a "Jóia da Corôa" da minha exposição (e talvez de toda a minha "carreira de pintor"). Esta tela foi inspirada numa foto que tirei a um milhafre, enquanto o segurava na mão. Ele estava ferido e acabou mesmo por sucumbir aos seus ferimentos. Isto mexeu um bocado comigo e pintei esta tela como uma "homenagem" ao bichinho. É uma tela com 50 x 50cm e foi pintada num só dia. Quando começei os esboços estava a planear apenas pintar algumas bases e deixar para ir pintando quando tivesse tempo... Fiquei tão empolgado com os resultados dos esboços que pintei mais um pouco, e mais um pouco... acabei por ficar num estado em que não consegui descansar enquanto não a acabei.
Foi exposta mais uma tela (Guindaste da Areia Larga), mas não tenho nenhuma foto dela comigo neste momento. Quando tiver oportunidade publico aqui.
Bom Fim de Semana!

3 comentários:

Carlos Faria disse...

Pois tenho de reconhecer a tua habilidade para a pintura, julgo que não tiveste formação artística.
A minha nota mais alta, por questão de gosto pessoal, vai para a pena.
Interessante que um dos principais impactes da fotografia foi esta retirar o papel da pintura como forma de representar o mais perfeito possível a realidade. tu, pelos escrito, fazes os contrário, fazes da pintura formas de representar a fotografia.

Xinando disse...

Também prefiro a pena.

Valter Medeiros disse...

Ao Geocrusoe e Xinando:
Pois, realmente a pena foi um rasgo de inspiração. Gostei da foto e achei um desfio pintar uma pena, ainda por cima com gotas de água em cima.
A minha preferência continua na do milhafre, pois deu-me um enorme gozo pintar esta tela e ainda dá só de olhar para ela...
São gostos!
de qualquer maneira obrigado aos dois pelos comentários