terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Bandeira Açoreana nos Topos do Mundo


Começa já no próximo dia 9 de Setembro mais um grande feito para o alpinismo português e , especialmente, açoreano.


Desta feita é o alpinista Luís Paulo Bettencourt que se lança numa expedição com o objectivo de fazer os 7 picos, ou seja, o ponto mais alto de cada continente, e defraldar a bandeira dos Açores em cada um dos cumes que mais se elevam em cada continente.
Este projecto, entitulado "Açores no Topo do Mundo" nasce de um sonho antigo do Alpinista, que sempre "teve o bichinho" pela aventura, tendo constuído o seu primeiro arnês aos 9 anos, com algumas fitas que chegavam a São Jorge a segurar as paletes de cimento.
O Luís é dono de uma das empresas de animação turística mais dinâmicas a nível Açores, e quiçá a nível do país, onde organiza expedições de Canyoning, passeios de barco/whalewatching, trilhos pedestres de vários níveis de dificuldade, escalada, entre outras actividades de aventura.
Assim, este projecto inicia-se e acaba com a ascencão ao "topo de Portugal", a nossa Montanha do Pico, e é já no próximo dia 9!
Seguem-se o Kilimandjaro (5892m - África - Novembro 2009), o kosciuszko (2228m - Oceanía - Janeiro 2010), o Vinson (4892m - Antártica - Fevereiro 2010), Elbrus (5642m - Europa - Junho 2010), Mackinley (6194m - América do Norte - Setembro 2010), Aconcágua (6962m - América do Sul) e Everest (8844m - Ásia - Maio 2011). Em Junho de 2011 cá esperamos pelo Luís para a sua ascenção ao Pico que encerrará este projecto.
Como amigo pessoal do Luís, posso atestar que ele tem as capaciades necessárias a esta proeza e levará o nome dos Açores a todos os cantos do mundo com o grande orgulho que ele tem em ser açoreano.
Terei também o enorme prazer de acompanhar o Luís nas ascenções ao Pico e, em princípio, em algumas das restantes do projecto, tendo sido convidado por ele, pois, como ele disse, esta é uma expedição para levar o nome dos Açores a todo o mundo, e ele gostava de integrar elementos açoreanos à expedição.
Fica aqui o meu desejo de muita sorte para este projecto, e por cá te espero Luís, é já de quarta feira a uma semana que a aventura começa, e, citando as tuas próprias palavras, vais "curtir milhões" este projecto. Um Abraço

Sem comentários: