terça-feira, 21 de abril de 2009

Baía de Canas - Um dos Paraísos da Escalada no Pico

A Baía de Canas, situada na orla oeste do Mistério da Praínha (erupção Histórica dos Cabeços do Mistério entre 1562 e 1564), e é um local de excelência para quem procura traquilidade e uma paisagem de cortar a respiração.

Aqui existe um grande depósito de areia negra, carregada de olivinas e piroxenas, a escassos metros da costa, havendo até uma pequena praia com cerca de 4 metros de comprimento. A Linha de costa divide-se entre duas falésias unidas por uma praia de calhau rolado.
No entanto, a característica mais saliente deste local é a grandiosa arriba-fóssil, que chega a atingir os 100m de altura.

A zona Oeste desta arriba é um local de excelência (recentemente constatado) para a prática da escalada, havendo até uma via, ainda em fase de projecto por ainda não ter sido encadeada*, com potencial para ser a via mais difícil do País (a mais difícil está classificada como de nível 8c, esta possívelmente será de nível 9).

O escalador responsável pela montagem destas vias e sua classificação é o belga Mike Lecomte, que conta com um impressionante currículo desportivo, onde se incluem as Torres del Paine (1300m de paredes verticais) na Patagónia, e participação no campeonato mundial de escalada.
Já estão montadas várias vias, mas existe potencial para muitas mais, o que está para breve, devido a um projecto da Câmara Municipal de São Roque do Pico para a montagem de vias e criação de um parque de merendas.

Esta zona conta ainda com um sector de Psico-bloc**, onde os unicos acessos são por mar ou por uma gruta que atravessa a encosta e dá para outra baía ao lado.
Fica aqui um video que elaborei sobre este sector de escalada, para aguçar o bico. :)



Ps.: Este não é o único sector de escalada no Pico, existem outros. Na minha opinião este é o mais completo, tendo em conta o acesso, a paisagem e o potencial das vias, no entanto existe o sector da Criação Velha, com vias excelentes de iniciação, e o da Calheta do Nesquim, com uma parede com quase 300 metros de rocha compacta onde se poderá montar vias de quase todos os níveis de dificuldade, apenas peca pelo acesso, que é muito difícil.







*diz-se encadear quando um escalador consegue escalar toda a via, à frente, sem cair;
**Psico-bloc é uma modalidade da escalada em que o escalador, não utilizando equipamento de segurança, escala livremente paredes costeiras veticais ou em negativo. Se os escalador cair, cai no mar.

2 comentários:

Carlos Faria disse...

Por acaso conheço mal a baía de canas, mas tenho ideia de ser um lugar interessante de se visitar... quanto a escalar, contento-me com peixe escalado ;)

Anónimo disse...

Yap, o Rui disse que n foste com a gente por causa disso. Mas tavas bem melhor que a gente. lol. Mas essa ideia de no Verão se fazer umas africanadas em S.Jorge é que era! Não me vou esquecer disso. ehehe. Abraço! ;)