quarta-feira, 22 de abril de 2009

Nova Expedição de João Garcia

O nosso alpinista (o nome correcto seria himalaista) português João Garcia encontra-se de momento na expedição para atingir o seu 12º 8mil (existem apenas 14 montanhas no mundo com mais de 8 000 metros de altitude, situadas todas na cordilheira dos himalaias).

Desta vez o objectivo é o Manaslu (8163), localizado na região de Gurkha, no Nepal.
De acordo com as ultimas noticias, o João ja alcançou o campo 2, a 6271m, tendo ultrapassado alguns dias mais tarde os 6750.

A ultima entrada do seu diário de expedição reporta que o nosso alpinista enfrenta agora um período de espera de melhores condições climatéricas para "atacar" o cume.

Os alpinistas do Manaslu não se livraram, no entanto, de um valente susto, tendo se precipidado demasiado cedo pela Montanha acima logo após o final dos fortes nevões que se fizeram sentir nos ultimos dias (o João também foi com eles), não respeitando a regra de segurança de deixar a neve fresca assentar pelo menos um dia, para diminuir o risco de avalanche. Felizmente não passou de um susto quando uma enorme massa de neve e gelo se desprendeu e provocou o pânico entre os alpinistas, que correram montanha abaixo, felizmente sem consequências graves.

Nos próximos dias estarei atento aos relatos que o João vai enviando pela internet, e, por cá, vamos todos torcendo por ele.

Força João!


Fica aqui o link do site da sic, onde o João vai publicando o seu diário da expedição

http://sic.aeiou.pt/online/noticias/desporto/especiais/joao-garcia-manaslu/default.htm

Sem comentários: