sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Campanha S.O.S. Cagarro 2009 a todo o gás!



Pois é, já estamos de novo em plena Campanha S.O.S. Cagarro.

As patrulhas já andam fora, como se tem registado nos ultimos anos, muitos voluntários estão a dar o seu contributo.

Este ano a grande novidade, no meu caso, é o facto de estar de novo a anilhar cagarros. Já tinha dado apoio nos trabalhos de anilhagem do Vigilante da Natureza Filipe Correia em 2006, no ano passado ajudei a investigadora Verónica Neves a anilhar, e anilhei alguns com ela para ganhar experiência, e este ano consegui a licença para anilhar sozinho.

Até aqui o meu contributo conta já com 25 aves anilhadas. Este trabalho desenvolveu-se durante esta semana e, infelzmente, não passará muito disso. Como sabem é já para a próxima semana que parto para o Kilimanjaro, e terei de deixar a campanha a meio.

Aproveito para agradecer ao Rui (O Pico e os Aviões) pela grande ajuda que me tem dado como voluntário, quer nas patrulhas, quer na anilhagem e libertação das aves (ainda ontem ajudou-me a retirar 2 aves de dentro de um poço de maré), à Mónica, que me acompanhou também nas patrulhas, à Verónica, que me emprestou o material de anilhagem e me arranjou a licença, e a todos os outros que me têm ajudado.

Não sei se conseguirei chegar a colocar as 50 anilhas que me foram fornecidas, mas ao menos sei que já dei algum contributo para o estudo e protecção destas aves.

Bom Fim de Semana

Mais informações sobre a Campanha S.O.S. Cagarro aqui

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Equipa "Azores on Top of The World" apresentada em São Jorge


Foi apresentada, na passada Sexta-Feira, a equipa liderada por Luís Bettencourt, que se propõe a escalar ao ponto mais alto de cada continente para hastear a bandeira Açoreana. A equipa é formada por Luís Bettencourt (Lider da Equipa), Valter Medeiros (1ª cordada), Carlos Mendes (2ª cordada) e Marise Silva (Logística, comunicações).
A apresentação do projecto de Luís Bettencourt decorreu na V Bienal de Turismo Rural do Atlântico e foi acolhida com entusiasmo pela plateia, enquanto o Luís fazia a apresentação.
O próximo cume está à porta, e no dia 4 de Novembro estamos de partida para São Miguel, onde será dada uma conferência de imprensa e faremos uma aparição no programa Bom Dia Açores. A partida para Lisboa será no dia 5 e a partida para a Tanzânia no dia 9, iniciando a nossa subida no dia 11.
O Cume está previsto para o dia 17 ou 18 de Novembro.
Pode acompanhar esta aventura aqui

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Apresentação do projecto Açores no Topo do Mundo


O projecto "Açores no topo do mundo" será apresentado publicamente pela primeira vez na próxima semana, durante a "V Bienal de Turismo Rural Atlântico Açores", no auditório das Velas.


Os três alpinistas açorianos vão juntar-se e expor à comunicação social e à população este projecto e os seus percursos de vida.


Desde o nascimento deste projecto de Luis Bettencourt, à construção a equipa que o acompanhará e organização de toda a logística da viagem, esta é a oportunidade de conhecer e compreender a dimensão deste projecto.
Notícia tirada daqui
Mais notícias aqui

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Trilho da Montanha do Pico finalmente marcado com GPS de precisão

Nos ultimos dias decorreram os trabalho de georeferenciação e marcação do trilho oficial da Montanha do Pico.



Estes trabalhos foram efectuados pelos investigadores da Universidade dos Açores Eng.º António Trota, Eng.ª Rita Rodrigues e Dr Jun Okada, sendo acompanhados na Montanha pelo bombeiro Jaime Sousa (apoio logístico, 2º guia) e por mim (guia principal).



Para a elaboração destes trabalhos foi instalada uma estação fixa junto à Casa da Montanha e activado o ponto instalado anteriormente junto ao Cabeço das Cabras.



Na Terça-Feira procedeu-se à instalação do ponto da estação fixa da Casa da Montanha e identificação do ponto do Cabeço das Cabras, debaixo de condições meteorológicas muito severas.



Na Quarta-feira foram activadas as duas estações na base da Montanha e procedeu-se à subida à Montanha pelo trilho oficial, desta feita com condições meteorológicas excelentes.



Após 4 horas de subida foi alcançado o cume e lá foram efectuadas medições com os aparelhos de GPS de precisão, de modo a se obter as coordenadas e altitude exactas da Montanha.



A descida decorreu sem problemas de maior, tendo sido marcados também 2 ramificações alternativas do trilho utilizadas pela maior parte dos guias.



Com estes trabalhos foram obtidos dados de grande importância para a nossa Montanha, como. por exemplo, a altitude correcta da Montanha e o comprimento do trilho.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Team Azores on Top of the World está completa!



A equipa do projecto Açores no Topo do Mundo está completa!

O terceiro elemento é o Carlos Mendes, natural da ilha das Flores, e alpinista experiente.

Esta será então a equipa que terá como objectivo levar a bandeira açoreana ao ponto mais alto de cada continente, com Luís Paulo Bettencourt como team leader, Valter Medeiros - 1ª cordada e Paulo Mendes - 2ª cordada.

A a equipa parte já no próximo dia 5 de Novembro para a Tanzânia (África) para fazer a ascenção ao monte Kilimanjaro, o ponto mais alto de África, com 5895m de altitude.

Este projecto conta com vários patrocínios, de várias marcas de material de montanha, relógios-altímetros, lojas da especialidade, etc, e tem reúnidas todas as condições para que cumpra os seus objectivos.

O resto depende de "humor" de cada montanha, pois, como costumamos dizer na gíria montanhísta, só chegamos lá cima "se a montanha deixar". Os fenómenos meteorológicos numa montanha são diferentes dos que são encontrados a baixas altitudes.

Para já vai-se continuando o treino físico e psicológico para enfrentar o Kilimanjaro, uma montanha que, apesar de não ser técnicamente exigente, já atinge uma altitude considerável e requer uma boa aclimatação. Esta montanha conta também com trilhos bastante extensos, podendo chegar aos 40km para cada lado.

Pode acompanhar os desenvolvimentos deste projecto aqui (página oficial do projecto)