quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mau tempo vai continuar nos próximos dias

Infelizmente as más condições do tempo que se têm vindo a registar nos Açores são para continuar pelo menos até ao fim de semana.

Estas são más noticas, em especial para os estudantes que regressam, na sua maioria, neste fim de semana para gozarem das suas merecidas férias de natal com a família.

Segundo as informações do Instituto Meteorológico o nosso anti-ciclone encontra-se por cima da Islândia, fazendo com que o sistema de baixas pressões que estão a provocar esta instabilidade no tempo se mantenha sobre os Açores.

Segundo os meteorologistas Açorianos, esta é uma situação que já aconteceu várias vezes no passado, como, por exemplo, em Dezembro de 1997 aquando da catástrofe da Ribeira Quente - São Miguel, e aquando do acidente do ATP Graciosa em São Jorge.
Estes são eventos cíclicos, que tendem a se repetir de poucos em poucos anos, criando condições de grande instabilidade no tempo da região.

Um dos grandes problemas desta condição prende-se com a qualidade das construções e com um mau ordenamento do território que se verifica um pouco por todas as ilhas.
Há que resolver estas situações, e, de preferência, antes que estas catástrofes aconteçam.

Mas somos portugueses... só se faz alguma coisa depois de acontecer o pior...
Vamos mas é ter juízo e prevenir em vez de remediar, pois desta vez não houve feridos nem vítimas mortais (felizmente), mas são cerca de 100 pessoas que vão passar um natal e um ano de 2010 muito tristes!

2 comentários:

Carlos Faria disse...

Valter, o bom tempo por cá acontece sobretudo quando o anticiclone se desloca para norte e bloqueia as frentes polares, no neste caso ao colocares o "nosso" centro de altas pressões tanto a norte e mau tempo a sul há qualquer coisa que não bate certo.
Lembra-te que os nevoeiros de São joão que tipificam o início do verão correspondem à deslocação para norte do anticiclone para o seu posicionamento estival.

Valter Medeiros disse...

Por acaso não sabia. Já aprendi mais uma coisa.
Escrevi isso neste post porque foi o que percebi o meteorologista da RTP Açores (que já não me lembro do nome) dizer no Bom Dia. Mas foi de manhã e geralmente os meus ouvidos acordam mais tarde que o resto do corpo, por isso devo ter feito confusão :)