



Blog de divulgação Ambiental, com especial ênfase em relação à Ilha do Pico, Montanha, e tudo o que diz respeito aos Açores
Zona biogeográfica da Macarronésia
O nosso arquipélago não teve acesso directo ao manto laurifólio original, mas sim a formações já "filtradas" pelos resntes arquipélagos desta região, que serviram de "pontes de aclimatação" entre o continente e os Açores.
A presença destas espécies no nosso arquipélago, sendo ele bastante mais recente que as restantes zonas desta região e posterior à glariação de WURM, é explicada por diferente teorias:
- Teoria das Jangadas - as espécies viajaram em "jangadas" de troncos ou outros materiais flutuantes, e, depois de "encalharem" na nossa costa, disseminaram-se pelas ilhas;
- Teoria das Aves - as sementes viajaram dentro do papo de aves migratórias, que ao parar para descansar nas ilhas, as expeliram nas suas feses;
- Teoria do Vento - As sementes mais leves são trasportadas pelas correntes aéreas e acabam por cair nas ilhas
- Teoria dos Icebergs - as sementes viajaram em Icebergs, provinientes de grandes blocos de gelo que se soltaram da massa continental, que acabam por encalhar na costa e derreter, libertando as sementes. Esta é uma teoria com pouco fundamento, tendo em conta que a glaciação de WURM é anterior ás ilhas e não há quaisquer registos de ocorrência de Icebergs nas nossas latitudes.
A flora vascular dos Açores é constituída por cerca de 1000 espécies. Cerca de 300 são autóctones e destas cerca de 70 são endémicas. Cerca de 700 plantas foram introduzidas pelo Homem.
Cada uma destas plantas está adaptada a determinadas condições ecológicas, ou seja, podem ser plantas costeiras, de média altitude ou de elevada altitude, havendo ainda algumas com uma grande amplitude ecológica, como a Erica azorica, por exemplo, que surge desde a linha costeira até aos 1800m de altitude.
Nos próximos posts falarei mais específicamente das plantas encontradas na Montanha do Pico.
*Macarronésia: Região biogeográfica, caracterizada pela presença de florestas de Laurissílva (Louro e Cedro), que inclui os arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.
** Manto Terciário Laurifólio: Cobertura vegetal que se encontrava presente na Europa Ocidental no período Terceário, tendo sido extinta aquando da última era glaciar. Este era composto essencialmente por florestas de Louro e Cedro (floresta Laurissílva).
*** Glaciação de WURM: Designação dada à última era glaciar ocorrida na Terra, que se iniciou há cerca de 24.000 anos e terminou à cerca de 10.000 anos.
Figura 2 - Cratera-poço (Pitt-crater) formada na 2ª fase de formação da Montanha (actual cratera da Montanha)
Figura 3 - Pico-Pequeno (ou Piquinho) - pequeno cone formado na 3ª fase de formação da Montanha.