sábado, 9 de janeiro de 2010

Avistamento de aves raras

Pois é!

Cá vai mais uma foto de um avistamento de uma ave rara cá no Pico.
Desta vez foi uma Brown Skua (Moleiro Castanho ou Sub-Polar) - Stercorarius antarctica, que fotografei, por mais estranho que pareça, na beira de uma estrada na zona costeira do Lajido da Criação Velha.



Esta é uma espécie muito improvável nesta zona do Atlântico Norte, visto ser uma ave característica da Antártica, fazendo apenas pequenas migrações um pouco a Norte das Ilhas Fawkland e Tristão da Cunha.



mapa tirado daqui

3 comentários:

Carlos Faria disse...

Como não sou perito na matéria, resta-me apenas dizer que me parece muito estranho encontrar uma espécie da Antártida perdida no Atlântico Norte.

Espaço Talassa disse...

Valter, sem te querer desmoralizar pelo teu achado... a mim pareçe-me uma Great Skua – Stercorarius skua
Alcaide (Moleiro-grande), " Dark bird impossible to distinguish from typical Great Skua at distance, but at close range presence of pale ‘nose-band’ round base of bill and (usually) faintly paler nuchal collar diagnostic."
O q achas?
Abraço
João Quaresma

Valter Medeiros disse...

Geocrusoe:
Realmente, a se confirmar que é mesmo um moleiro do ártico, é um belo achado. O problema é que não tenho muita certeza quanto à identificação. Aqui o João percebe mais disto que eu, vai-me dar uma ajudinha :).

João:
Não desmoralizas, até ajudas.
Não tinha a certeza de ter identificado bem. Que é uma Skua, lá isso é, mas a Great-Skua será mais provável por cá.
O que me fez identificar como Brown-Skua foi o facto do exemplar ser relativamente pequeno. Era pouco mais pequeno que uma gaivota.
Quais são as dimensões normais para uma Great-Skua (Acho mais piada ao nome Skua que Moleiro hehe)

Abraço