quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Neve na Montanha do Pico 2011

Pois é! Tudo indica que este ano será muito bom para neve na nossa Montanha do Pico.

Os primeiros flocos caíram logo no início de Outubro, coisa pouca, mas era neve! No início de Dezembro começaram os nevões a sério e, desde essa altura, a Montanha tem estado sempre com neve!
Além disso, e ao contrário do que aconteceu no inverno passado, os dias de bom tempo têm sido frequentes, dando a oportunidade aos mais corajosos de fazerem algumas subidas e aos entusiastas da fotografia de tirar excelentes fotos!

Montanha do Pico - Dezembro 2010
Como sou entusiasta da fotografia e não tenho medo da neve lá tive oportunidade de "dar corda às botas" e me lançar montanha acima com a minha camera fotográfica! Aconteceu no dia 29 de Janeiro. Éramos 12, estávamos motivados, havia uma garrafa de aguardente de medronho e lá subímos!




Foto: Gonçalo Graça

Infelizmente a neve já tinha gelado e descongelado várias vezes durante o último mês e estava "vidrada". Era gelo puro! E nós, com muito boa vontade mas sem o material necessário (crampons) lá tivemos de voltar para trás! Estávamos aos 1700m de altitude, a cerca de metade da subida!
Mas a segurança estava em primeiro lugar e decidímos voltar antes que alguém escorregasse e se magoasse a sério.
Pelo caminho voaram bolas de neve, piadas e fez-se muito sku (modalidade que poderia ser olímpica que consiste num atleta que se senta na neve e escorrega por lá abaixo).
Foto: Maria João Rafôto Leal

Entretanto voltou a nevar esta noite na Montanha. Vamos ver se em pouco tempo volto lá cima, desta vez com o equipamento necessário, e publico aqui mais algumas fotos e vídeos!