quinta-feira, 22 de abril de 2010

João Garcia conquista o Annapurna, completando o seu projecto das 14 "oito mil"

Pois é, após mais uma longa ausência do blog, estou de volta com uma notícia que, embora um pouco atrasada, não deixa de ser fantástica.

João Garcia, Alpinista/Himalaísta Português, conquistou no passado dia 17 os 8091m do Annapurna, a ultima montanha do seu projecto de escalar as 14 montanhas mais altas do mundo, as montanhas com mais de 8000 metros da cordilheira dos Hilamaias/Karakorum.

Além do sucesso da conquista desta montanha, João Garcia entrou para a história ao se tornar o 10º homem a conseguir tal proeza sem recurso a oxigénio artificial.


João Garcia no Cume do Annapurna

Este foi o culminar de 17 anos de expedições às montanhas mais altas do mundo, tendo escalado o seu primeiro 8mil em 1993 (Cho Oyu - 8201m).

Os meus sinceros parabéns ao João e que continue a levar o nome de Portugal mais longe e mais alto.

Outra grande notícia a nível do alpinismo/himalaísmo português é que temos mais um português no Evereste neste momento: o piloto da TAP Ângelo Felgueiras.
Ângelo Felgueiras no cume do Island Peak - Aclimatação aos 7100m.

O Ângelo está a terminar o seu projecto "7 summits" e já subiu ao campo 2 (6400 m) e, além do seu objectivo de escalar a montanha mais alta de cada continente, este fá-lo por uma boa causa:
Por cada um dos 8850 metros do Everest que ele sobe, é atribuído o valor simbólico de €1, que reverterá para associações de solidariedade social.

Para finalizar este post, quero só dizer que estive com o Gonçalo Velez (o primeiro português a subir uma montanha com mais de 8mil metros) e ele está a recuperar bem do seu acidente de parapente, apesar de ainda sofrer de algumas mazelas. Esperemos que ele recupere totalmente e que continue a escalar montanhas nos himalaias, ajudando o João e o Ângelo a por Portugal na elite dos himalaístas.