quinta-feira, 21 de maio de 2009

Avistamentos de Aves Raras

Dentro da Biologia, são muitas as minhas áreas de interesse, entre as quais a ornitologia.
Sempre que posso pratico um pouco de Birdwatching, uma actividade que, caso ainda não se tenham apercebido, está a ter cada vez mais importância cá nos Açores.

Por incrível que pareça ao comum dos Açoreanos, existem pessoas que vêm de propósito cá só para observar os nossos Cagarros, por exemplo.

Nos Açores existem algumas espécies autóctones, das quais várias são sub-espécies endémicas, e até uma espécie endémica, oPriolo (Pyrrhula pyrrhula murina).

É sempre bastante emocionante avistar uma nova espécie, e acreditem, passam muito mais aves por cá que a maior parte das pessoas imagina.

Deixo-vos aqui algumas fotos de alguns dos meus avistamentos, apenas daqueles que tinha a câmera fotográfica à mão.



Cagarro Albino - Callonectris diomedea boreallis (Madalena)



Falcão-de-Pés-Vermelhos - Falco vespertinus (Madalena)



Escrevedeira-das-Neves - Plectrophenax nivalis (Areia Larga - Madalena)



Coruja-das-Neves - Bubo scandiacus (Caldeira - Faial)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mais Um Nevão na Montanha do Pico!

Pois é!

Quando já todos se preparavam para o verão, eis que a nossa montanha nos prega uma partida: durante esta noite cobriu-se de neve!

É uma situação um pouco inesperada para esta altura do ano, mas não inédita. Já em anos anteriores aconteceu, Por exemplo, no dia 1 de Maio de 2002, fiz ski na cratera da Montanha, e havia bastante neve por lá.

Vou tentar tirar fotos deste nevão durante o dia de hoje e coloca-las aqui, mas a nossa montanha está bastante tímida hoje. Veremos se temos sorte! :)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Não à Sorte de Varas nos Açores


Embora um pouco atrasado, junto-me a este movimento contra a sorte de varas.
Além de não ser uma tradição, como a tourada à corda, é um ritual violento e condenável, na minha opinião. Ninguém me consegue convencer que ver um animal a ser "espetado" é um grande espetáculo, e a conversa de que "o animal não sofre" parece-me uma desculpa saída num ovo de chocolate ou naquelas máquinas do café que dão acendedores e tralhas do género.
E nem me façam começar nos touros de morte...
Sinceramente fico bastante feliz por saber que a proposta para legalizar este "espetáculo dantesco" foi chumbada, mas quer me parecer que isto não ficará por aqui e outras tentativas serão feitas. Só espero que o resultado da votação não se altere.