Pois é, após mais uma longa ausência do blog, estou de volta com uma notícia que, embora um pouco atrasada, não deixa de ser fantástica.
João Garcia, Alpinista/Himalaísta Português, conquistou no passado dia 17 os 8091m do Annapurna, a ultima montanha do seu projecto de escalar as 14 montanhas mais altas do mundo, as montanhas com mais de 8000 metros da cordilheira dos Hilamaias/Karakorum.
Além do sucesso da conquista desta montanha, João Garcia entrou para a história ao se tornar o 10º homem a conseguir tal proeza sem recurso a oxigénio artificial.
João Garcia no Cume do Annapurna
Este foi o culminar de 17 anos de expedições às montanhas mais altas do mundo, tendo escalado o seu primeiro 8mil em 1993 (Cho Oyu - 8201m).
Os meus sinceros parabéns ao João e que continue a levar o nome de Portugal mais longe e mais alto.
Outra grande notícia a nível do alpinismo/himalaísmo português é que temos mais um português no Evereste neste momento: o piloto da TAP Ângelo Felgueiras.
Ângelo Felgueiras no cume do Island Peak - Aclimatação aos 7100m.
O Ângelo está a terminar o seu projecto "7 summits" e já subiu ao campo 2 (6400 m) e, além do seu objectivo de escalar a montanha mais alta de cada continente, este fá-lo por uma boa causa:
Por cada um dos 8850 metros do Everest que ele sobe, é atribuído o valor simbólico de €1, que reverterá para associações de solidariedade social.
Para finalizar este post, quero só dizer que estive com o Gonçalo Velez (o primeiro português a subir uma montanha com mais de 8mil metros) e ele está a recuperar bem do seu acidente de parapente, apesar de ainda sofrer de algumas mazelas. Esperemos que ele recupere totalmente e que continue a escalar montanhas nos himalaias, ajudando o João e o Ângelo a por Portugal na elite dos himalaístas.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
olá
só para informar de uma iniciativa curiosa:
http://www.angelofelgueiras.com/
Enviar um comentário