Pois é!
Cá vai mais uma foto de um avistamento de uma ave rara cá no Pico.
Desta vez foi uma Brown Skua (Moleiro Castanho ou Sub-Polar) - Stercorarius antarctica, que fotografei, por mais estranho que pareça, na beira de uma estrada na zona costeira do Lajido da Criação Velha.
Esta é uma espécie muito improvável nesta zona do Atlântico Norte, visto ser uma ave característica da Antártica, fazendo apenas pequenas migrações um pouco a Norte das Ilhas Fawkland e Tristão da Cunha.
mapa tirado daqui
sábado, 9 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Como não sou perito na matéria, resta-me apenas dizer que me parece muito estranho encontrar uma espécie da Antártida perdida no Atlântico Norte.
Valter, sem te querer desmoralizar pelo teu achado... a mim pareçe-me uma Great Skua – Stercorarius skua
Alcaide (Moleiro-grande), " Dark bird impossible to distinguish from typical Great Skua at distance, but at close range presence of pale ‘nose-band’ round base of bill and (usually) faintly paler nuchal collar diagnostic."
O q achas?
Abraço
João Quaresma
Geocrusoe:
Realmente, a se confirmar que é mesmo um moleiro do ártico, é um belo achado. O problema é que não tenho muita certeza quanto à identificação. Aqui o João percebe mais disto que eu, vai-me dar uma ajudinha :).
João:
Não desmoralizas, até ajudas.
Não tinha a certeza de ter identificado bem. Que é uma Skua, lá isso é, mas a Great-Skua será mais provável por cá.
O que me fez identificar como Brown-Skua foi o facto do exemplar ser relativamente pequeno. Era pouco mais pequeno que uma gaivota.
Quais são as dimensões normais para uma Great-Skua (Acho mais piada ao nome Skua que Moleiro hehe)
Abraço
Enviar um comentário